Candomblé – culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma religião afro-brasileira.
Umbanda – é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos africanos, indígenas, catolicismo e do espiritismo.

Os adeptos dessa religião reconhecem Cristo como um avatar (encarnação de Vishnu, uma de suas entidades divinas mais importantes). O dia 25 de Dezembro é reservado à comemoração da Festa das Luzes.
Os judeus não reconhecem Jesus Cristo como Filho de Deus e, portanto, não comemoram seu nascimento. No período do Natal, eles realizam o Chanuká, ou a Festa das Luzes. Ela relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após 3 anos de guerras. Para purificá-lo, foi necessário acender diversas luzes. Por isso, o principal símbolo do chanuká, que dura 8 dias, é a menorá (candelabro judaico). As oito velas que o adornam são acesas, uma a cada dia, durante a festividade. 


" Assim que um papa morre, o camerlengo - chefe do Sacro Colégio de Cardeais - é chamado para dar a notícia. Antes, de pé ao lado do corpo, ele toca três vezes na testa do papa com um martelinho de prata, chamando-o apenas pelo seu nome de batismo. Caso não haja resposta, anuncia o falecimento, quebra o anel do pescador onde está gravado o nome do primaz - usado para lembrar que Jesus disse a Pedro que ele seria um " Pescador de almas" - e inutiliza o timbre papal, com o qual se autenticam documentos assinados no Vaticano. Em seguida, têm início os preparativos para o enterro e os nove dias de luto. Cabe ao camerlengo também organizar a eleição do próximo papa "